1. Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?
2. Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
3. Esta é a minha defesa para com os que me condenam.
4. Não temos nós direito de comer e beber?
5. Não temos nós direito de levar connosco uma mulher irmã, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
6. Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
7. Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascento o gado e não come do leite do gado?
8. Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?
9. Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
10. Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
11. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
12. Se outros participam deste poder sobre vós, porque não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
13. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar; participam do altar?
14. Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
15. Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
16. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho.
17. E por isso, se o faço de boamente, terei prémio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
18. Logo, que prémio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
19. Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
20. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
21. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que estão sem lei.
22. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
24. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.
26. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta: assim combato, não como batendo no ar.
27. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha dalguma maneira a ficar reprovado.
Capítulo 10.
2. Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
3. Esta é a minha defesa para com os que me condenam.
4. Não temos nós direito de comer e beber?
5. Não temos nós direito de levar connosco uma mulher irmã, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
6. Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
7. Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascento o gado e não come do leite do gado?
8. Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?
9. Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
10. Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
11. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
12. Se outros participam deste poder sobre vós, porque não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
13. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar; participam do altar?
14. Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
15. Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
16. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho.
17. E por isso, se o faço de boamente, terei prémio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
18. Logo, que prémio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
19. Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
20. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
21. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que estão sem lei.
22. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
24. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.
26. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta: assim combato, não como batendo no ar.
27. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha dalguma maneira a ficar reprovado.
Capítulo 10.
1. Ora, irmãos não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
2. E todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar,
3. E todos comeram dum mesmo manjar espiritual,
4. E beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
5. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto.
6. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
7. Não vos façais pois idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
8. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
9. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
10. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
11. Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso para quem já são chegados os fins dos séculos.
12. Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia.
13. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
14. Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
15. Falo como a entendidos, julgai vós mesmos o que digo.
16. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
17. Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo por que todos participamos do mesmo pão.
18. Vede a Israel segundo a carne os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
19. Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
20. Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios.
21. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demónios.
22. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
23. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
24. Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem.
25. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
26. Porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
27. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
28. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
29. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois porque há-de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
30. E, se eu com graça participo, porque sou blasfemado naquilo por que dou graças?
31. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
32. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
33. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
Capítulo 11.
2. E todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar,
3. E todos comeram dum mesmo manjar espiritual,
4. E beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
5. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto.
6. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
7. Não vos façais pois idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
8. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
9. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
10. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
11. Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso para quem já são chegados os fins dos séculos.
12. Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia.
13. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
14. Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
15. Falo como a entendidos, julgai vós mesmos o que digo.
16. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
17. Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo por que todos participamos do mesmo pão.
18. Vede a Israel segundo a carne os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
19. Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
20. Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios.
21. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demónios.
22. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
23. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
24. Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem.
25. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
26. Porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
27. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
28. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
29. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois porque há-de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
30. E, se eu com graça participo, porque sou blasfemado naquilo por que dou graças?
31. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
32. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
33. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
Capítulo 11.
1. Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
2. E louvo-vos irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3. Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
4. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
5. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
6. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
7. O varão pois não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão.
8. Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão.
9. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão.
10. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
11. Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor.
12. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
13. Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14. Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?
15. Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
16. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
17. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
18. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
19. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
20. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
21. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
22. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, não vos louvo.
23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído tomou o pão;
24. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei: isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue: fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28. Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros,
34. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
Capítulo 12.
2. E louvo-vos irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3. Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
4. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
5. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
6. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
7. O varão pois não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão.
8. Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão.
9. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão.
10. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
11. Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor.
12. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
13. Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14. Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?
15. Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
16. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
17. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
18. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
19. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
20. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
21. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
22. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, não vos louvo.
23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído tomou o pão;
24. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei: isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue: fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28. Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros,
34. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
Capítulo 12.
1. Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2. Vós bem sabeis que éreis gentios; levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4. Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10. E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13. Pois todos nós fomos baptizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16. E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfacto?
18. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20. Agora pois há muitos membros, mas um corpo.
21. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
23. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24. Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso; mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
25. Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
28. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?
30. Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?
31. Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.
2. Vós bem sabeis que éreis gentios; levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4. Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10. E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13. Pois todos nós fomos baptizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16. E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfacto?
18. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20. Agora pois há muitos membros, mas um corpo.
21. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
23. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24. Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso; mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
25. Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
28. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?
30. Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?
31. Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.
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